domingo, 27 de dezembro de 2020

ALPALHÃO: O Património da Freguesia (I)

Capela de Nossa Senhora da Redonda 
Fica situada a 2 quilómetros da vila de Alpalhão.
É um edifício do século XVI, do tipo das capelas rurais do Alto Alentejo. A fachada é singela, com algumas alterações do século XVIII, e com um galilé cujo acesso se faz por amplo portão com arco de granito de volta redonda.
O interior é simples, de uma só nave, com portadas chanfradas emolduradas. A capela-mor é a primitiva; o tecto é de nervuras simples com cinco bocetes, sendo o principal floreado e maior. As nervuras assentam sobre mísulas. O tecto é todo pintado em policromia variada, com festões, ramagens e ornamentos.
Em redor do nervurado principal, corre uma tira com decorações monocromas sobre fundo amarelo em dois tons. Estas decorações são acentuadamente de assuntos profanos: leões, grifos, albarradas, etc. Por cima desta tira corre outra com as palavras iniciais da Avé-Maria e a data de 1564.
As paredes da capela-mor são revestidas com um silhar de azulejo azul e branco do meado do século XVIII, representando, em painéis, o Encontro com Santa Isabel, a Adoração dos Pastores, a Apresentação do Templo e a Circuncisão, todos com legenda em latim. O estado de conservação é regular.

(Bibliog. - Frei Agostinho de Santa Maria - Santuário Mariano - Tomo VI, pág. 389)
* Keil, Luís - Inventário Artístico do Distrito de Portalegre -
 

AVIS: 80 anos do Clube de Futebol “Os Avisenses”

O 𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 “𝐎𝐬 𝐀𝐯𝐢𝐬𝐞𝐧𝐬𝐞𝐬” 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚, 𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟏𝟒 𝐞 𝟏𝟓 𝐝𝐞 𝐚𝐠𝐨𝐬𝐭𝐨, 𝐚 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐠...