quinta-feira, 3 de julho de 2025

JUSTIÇA: Homem condenado por tentar matar, violar e raptar jovens em Castelo de Vide


Os factos ocorreram no dia 6 de agosto de 2024, na zona da Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. As vítimas foram duas jovens, à data dos factos com 17 e 22 anos

O Tribunal de Portalegre condenou esta quinta-feira a 20 anos de prisão efetiva um homem, de 74 anos, por tentar matar a tiro, violar e raptar duas jovens em Castelo de Vide, em agosto de 2024.

Na leitura do acórdão, o juiz que presidiu ao coletivo que julgou o caso referiu que o tribunal deu como provados sete dos 10 crimes de que estava acusado o arguido, de nacionalidade espanhola.

O homem foi, assim, condenado por dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada, dois de violação agravado pelo uso de arma de fogo, dois de rapto agravado pelo uso de arma de fogo e um crime de detenção de arma proibida.

Já em relação a dois crimes de roubo agravado pelo uso de arma de fogo e um de detenção de arma proibida, foi absolvido.

No final da leitura da sentença, o juiz, que recordou o passado do arguido ligado ao crime, dirigiu-se às vítimas, fazendo votos que a pena que foi aplicada lhes possa trazer “uma paz de espírito” perante os danos que foram causados.

Quando divulgou a dedução de acusação, o MP lembrou que os factos ocorreram no dia 6 de agosto de 2024, na zona da Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. As vítimas foram duas jovens, à data dos factos com 17 e 22 anos e que, atualmente, têm 18 e 23 anos, as quais testemunharam para memória futura neste julgamento.

In sol.sapo.pt – 3.7.2025

JUSTIÇA: Homem condenado por tentar matar, violar e raptar jovens em Castelo de Vide

Os factos ocorreram no dia 6 de agosto de 2024, na zona da Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegr...